A atividade foi realizada em uma turma de 4º
ano, propiciando o diálogo e o uso da tecnologia com as crianças, de acordo com
material disponível em sala de aula.
Conversei com meus alunos, sobre algo que eles gostariam de fazer de diferente, e ele empolgados pela leitura fruição que havia feito a uns dias atrás de umas histórias da minha filha, eles se interessaram por criar um história.
Conversei com meus alunos, sobre algo que eles gostariam de fazer de diferente, e ele empolgados pela leitura fruição que havia feito a uns dias atrás de umas histórias da minha filha, eles se interessaram por criar um história.
Então no outro dia levei uma sacola para a
classe com vários objetos como, por exemplo: chupeta, grampeador, cola, batom,
prato, copo, pilha, clipe, cartão de crédito, carteira e até 50 reais. Então
informei que a sacola iria passar por eles e eles pegariam qualquer objeto,
depois que todos pegaram seus objetos, eu peguei um também que foi o dinheiro
eles deram muita risada e queriam trocar de objetos comigo, informei que iríamos
criar nossa história, incluindo nosso objeto no enredo.
Na sala estava montado o aparelho data show e
notebook, eu fui digitando as falas e eles foram vendo a história projetada na
lousa e a cada momento palpitando sobre como ficava melhor o texto, retirando
ou acrescentando detalhes.
Todos participaram até as crianças com mais
dificuldade de leitura e escrita, saiu um texto muito rico e engraçado, o
interessante foi os questionamentos que eles mesmos levantavam, no outro dia
foi muito gratificante vê-los perguntado: - prô a nossa história está pronta? E
falando a todo o momento uns para os outros: - ontem foi mô da hora. Não foi
necessário mudar as atividades ou rotina da turma já que uma vez por semana
fazemos produção textual, porem a forma como essa foi realizada foi bem
diferente e muito produtiva.
Essa atividade apesar de simples desenvolveu: comunicação
e expressão, linguagem matemática, autonomia, interação com o tema abordado e
com os colegas, raciocínio e criatividade. Já que um dos objetivos foi dar autonomia para a liberdade de expressão
e criação, o que proporcionou interação com os colegas, com a professora, e com
a história em si que estava sendo criada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário