Seguidores

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Conceito de currículo e o processo de integração das tecnologias ao currículo

Atividade 3.5





Durante o desenvolvimento das atividades do projeto pude observar que os conteúdos/temas abordados estão inseridos no currículo formal, os conceitos, atitudes e procedimentos desenvolvidos também foram explicitados nos objetivos do projeto e estão sendo executados na sala de aula e o que os alunos vêem aprendendo sobre o uso de tecnologias também fazem parte do currículo. Nós educadores, estamos aprendendo por meio da integração de tecnologias está nos dando à oportunidade de caminhar junto com esta transformação tecnológica. Tem gente que abusa do poder que a tecnologia nos traz e começa a fazer coisas que não tem sentido, nós como professores temos o papel de orientar nossos alunos como usar estes recursos tecnológicos.  Já quando o assunto é o currículo muitos o consideram apenas a grade curricular, ou seja, a divisão em disciplinas e os conteúdos trabalhados por elas. Currículo “é o conjunto de conhecimentos e práticas a serem realizados em uma instituição de ensino”. O currículo reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionadas aos alunos. Neste aspecto penso que possa incluir os projetos pedagógicos e o uso das tecnologias de informação e comunicação como coadjuvantes na formação do aluno, sendo o currículo algo passível de ser adaptado e não imposto. Devemos aliar tecnologia e currículo e potencializar a transformação em sala de aula, as tecnologias dão suporte ao currículo, participando como ferramentas capazes de atuar como apoio às elaborações de raciocínio no que se refere ao acesso de idéias, conceitos, imagens, permitindo associações mentais para a elaboração do conhecimento.    Mas é preciso levar em conta à proposta curricular da escola, os interesses do aluno, as possibilidades, para propor uma nova prática pedagógica através de projetos. Pensando assim, “professores e alunos participam de um processo de produção do “saber”.
Profª: Vanessa Santana
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário