
Durante o desenvolvimento das
atividades do projeto pude observar que os conteúdos/temas abordados estão
inseridos no currículo formal, os conceitos, atitudes e
procedimentos desenvolvidos também foram explicitados nos objetivos do projeto
e estão sendo executados na sala de aula e o que os alunos vêem aprendendo
sobre o uso de tecnologias também fazem parte do currículo. Nós educadores, estamos aprendendo por meio da integração
de tecnologias está nos dando à oportunidade de caminhar junto com esta transformação
tecnológica. Tem gente que abusa do poder que a tecnologia nos traz e começa a
fazer coisas que não tem sentido, nós como professores temos o papel de
orientar nossos alunos como usar estes recursos tecnológicos. Já quando o assunto é o currículo muitos o consideram apenas a grade curricular, ou seja, a
divisão em disciplinas e os conteúdos trabalhados por elas. Currículo “é o conjunto de conhecimentos e práticas a
serem realizados em uma instituição de ensino”. O currículo reflete todas as
experiências em termos de conhecimento que serão proporcionadas aos alunos.
Neste aspecto penso que possa incluir os projetos pedagógicos e o uso das
tecnologias de informação e comunicação como coadjuvantes na formação do aluno,
sendo o currículo algo passível de ser adaptado e não imposto. Devemos aliar
tecnologia e currículo e potencializar a transformação em sala de aula, as
tecnologias dão suporte ao currículo, participando como ferramentas capazes de
atuar como apoio às elaborações de raciocínio no que se refere ao acesso de
idéias, conceitos, imagens, permitindo associações mentais para a elaboração do
conhecimento. Mas é preciso levar em conta à proposta
curricular da escola, os interesses do aluno, as possibilidades, para propor
uma nova prática pedagógica através de projetos. Pensando assim, “professores e alunos
participam de um processo de produção do “saber”.
Profª: Vanessa Santana
Nenhum comentário:
Postar um comentário