No inicio para planejarmos a atividade em grupo,
avaliamos e debatemos os projetos que já estavam programados para ser
trabalhados durante o mês, para não criar outro tema e tumultuar os conteúdos,
em comum acordo optamos pelo folclore e daí foi fácil planejar as atividades e
inserir o uso das mídias e tecnologias.
Esse foi o projeto inicial
criado em grupo na sala:
TEMA: Folclore
FAIXA ETÁRIA: alunos de 2° e 4° ano
OBJETIVOS
• Compreender os aspectos culturais referentes ao folclore;
• Identificar diversos gêneros textuais;
• Desenvolver habilidades intertextuais;
• Utilizar recursos tecnológicos através de pesquisas, gráficos, entre outros, visando ampliar os conhecimentos.
DESENVOLVIMENTO
• Roda de conversa inicial para sondagem dos conhecimentos dos alunos sobre o tema folclore;
• Levar os alunos ao laboratório de informática para pesquisa na Wikipédia sobre o folclore;
• Roda de conversa sobre a pesquisa;
• Elaborar questões para entrevista com os pais e amigos (lendas, brincadeiras, trava-língua, adivinhas, etc);
• Leitura das lendas folclóricas;
• Gráfico da lendas preferidas;
• Questionário e situações problemas sobre o gráfico;
• Mapa conceitual;
• Hipertexto com as informações adquiridas ao longo do projeto.
RECURSOS
• Laboratório de informática;
• Papel e lápis;
• Livro de lendas folclóricas;
• Papel pardo, laminado e canetinha;
• Tesoura e cola;
• Figuras e imagens;
• Máquina fotográfica.
AVALIAÇÃO
• Contínua de acordo com a participação dos alunos;
CULMINÂNCIA
• Pôster de apresentação com fotos e desenvolvimento do projeto;
• Postagem nos blogs.
FAIXA ETÁRIA: alunos de 2° e 4° ano
OBJETIVOS
• Compreender os aspectos culturais referentes ao folclore;
• Identificar diversos gêneros textuais;
• Desenvolver habilidades intertextuais;
• Utilizar recursos tecnológicos através de pesquisas, gráficos, entre outros, visando ampliar os conhecimentos.
DESENVOLVIMENTO
• Roda de conversa inicial para sondagem dos conhecimentos dos alunos sobre o tema folclore;
• Levar os alunos ao laboratório de informática para pesquisa na Wikipédia sobre o folclore;
• Roda de conversa sobre a pesquisa;
• Elaborar questões para entrevista com os pais e amigos (lendas, brincadeiras, trava-língua, adivinhas, etc);
• Leitura das lendas folclóricas;
• Gráfico da lendas preferidas;
• Questionário e situações problemas sobre o gráfico;
• Mapa conceitual;
• Hipertexto com as informações adquiridas ao longo do projeto.
RECURSOS
• Laboratório de informática;
• Papel e lápis;
• Livro de lendas folclóricas;
• Papel pardo, laminado e canetinha;
• Tesoura e cola;
• Figuras e imagens;
• Máquina fotográfica.
AVALIAÇÃO
• Contínua de acordo com a participação dos alunos;
CULMINÂNCIA
• Pôster de apresentação com fotos e desenvolvimento do projeto;
• Postagem nos blogs.
TURMA 1 - PROINFO
Denise Costa Ferreira
Lígia Tibério Brandão
Vanessa Santana
Denise Costa Ferreira
Lígia Tibério Brandão
Vanessa Santana
Durante
o desenvolvimento do projeto foi tudo explicados aos alunos desde o ponto
inicial até a culminância, Pensando na faixa etária dos alunos que trabalhamos,
propomos as seguintes atividades: Uma sondagem inicial para saber os
conhecimentos prévios dos alunos sobre folclore, porém na 2ª etapa do
desenvolvimento no momento de ir ao laboratório de informática na escola levamos
um susto, não tinha internet e os alunos se frustraram, mas logo arrumaram uma
maneira de sair da situação, formaram duplas e pesquisaram na Wikipédia em casa
e trouxeram o trabalho manuscrito para a aula seguinte, no passo seguinte tudo
normal e já aproveitei para falar com eles sobre o que é um hipertexto,
primeiro questionando-os sobre o que eles achavam que era, e depois trazendo a
definição da Wikipédia; logo após foi elaborado uma entrevista que os alunos
levaram para fazer em casa com um familiar ou um amigo, que trouxeram no dia
seguinte, como o tema abordado era folclore, todos os dias as leituras fruição
eram lendas, inclusive as lendas urbanas, depois de já ter um bom repertório de lendas foi
feito uma votação para escolher as lendas preferidas da turma, com base na
escolha das crianças construímos um gráfico com as lendas preferidas pela
turma, eles votaram e depois foram divididos em grupos, cada grupo sorteou uma
lenda para ilustrar, pois a ilustração comporia o gráfico, para marcar os votos
alguns alunos recortaram quadradinhos de papéis coloridos para montar o
gráfico, depois de construído o gráfico foi trabalhado diversas situações
problemas com base nos dados apurados.
Como
já tínhamos bastante informação expliquei para os alunos sobre mapa conceitual,
mostrei um exemplo de um mapa conceitual e fomos construir um mapa conceitual
coletivo sobre o folclore, eles muito animados participaram e contribuindo
inclusive com imagens; com todas as informações obtidas construímos um
hipertexto os alunos ditando(produzindo) e eu professora como escriba.
A
turminha do 4 º ano são uns fofos, mas são agitados e falantes ao extremo com
essa atividade eles se empolgaram e falaram muito, mas falarm do assunto
discutido e foi o que deu um resultado maior do que o esperado, como tudo o que
fizemos foi exposto acho que ele se sentiram valorizados, durante a realização
do projeto envolvemos todas as disciplinas pois: ilustramos, cantamos,
produzimos e lemos textos, fizemos dobraduras, trabalhamos com argila, foi um
trabalho intenso que durou duas semanas a fio, mas muito rico e satisfatório no
final. Foi envolvida toda a turma e os demais professores na escola porque
culmina com uma exposição para a comunidade no dia 30/08/2013 então todo o
colegiado escolar foi envolvido.
Votação das lendas..
No laboratório de informática assistindo as lendas
Gráfico pronto..................
Roda de conversa sobre as pesquisas..
Os resultados são muito bons e
produtivos pois os alunos interagiram e participaram a todo o momento o que
garante um melhor aprendizado. Todas as metas planejadas foram atingidas e até
mais pois se expandiu para toda a escola inclusive com apresentação e
engajamento de todos. Já trabalhamos com projetos mas desse porte de englobar
toda a escola não, é enlouquecedor mas muito satisfatório. Precisamos planejar
mais em conjunto e também executar.
Bibliografia e webliografia
DUMONT,
Sávia. O Brasil em Festa. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2000
LOMBARDI,
Gláucia. Folclore e lendas brincando com Dobraduras. São Paulo Paulus, 2006
SANTA
ROSA, N.Schilaro. Festas e Tradições. São Paulo: Moderna, 2001
Nenhum comentário:
Postar um comentário